Informações de segurança - Departamento de Produção de Azoto
Identificação do produto e propriedades
Azoto lÃquido
N°CAS:007727-37-9
LÃquido incolor, não detectável por cheiro
Ponto de fusão: -210º C Ponto de Ebulição -196º C Temperatura CrÃtica -147º C
Segurança
- Gás não inflamável e não tóxico.
- Não subestimar o risco de asfixia.
- Pode provocar queimaduras
Frases de Segurança
- S9 Manter recipiente em local bem ventilado
- S23 Não respirar gases
Equipamento protecção do utilizador
- Proteger os olhos, rosto e a pele de projecções de lÃquido.
- Em caso de ventilação insuficiente, usar equipamento respiratório adequado.
- Utilizar luvas criogénicas.
No caso de possÃvel contacto com a pele, deve usar roupa de protecção incluindo luvas, avental, botas, protecção para a cara. Usar vestuário de protecção e luvas adequadas.
Transporte
Evitar o transporte em veÃculos em que o compartimento de carga não está separado da cabine de condução. Assegurar que o condutor conhece os perigos potenciais da carga e das medidas a tomar em caso de emergência.
Em caso de não ser possÃvel efetuar transporte com os vidros da viatura abertos
Primeiros socorros
Inalação
Em elevadas concentrações pode causar asfixia.
Se sentir perda de conhecimento ou perda de coordenação por favor abandone o local.
Não desenvolva trabalho em locais não ventilados. As vÃtimas podem não ter percepção da asfixia.
Em caso de existirem vÃtimas retirá-la do local (com sistema de apoio á respiração) e mantê-la quente e em repouso. Consultar médico. Se não existir respiração aplicar respiração artificial se possÃvel.
Contacto com a pele e com os olhos
Lavar imediatamente os olhos abundantemente com água durante 15 minutos.
Em caso e congelação, molhar com água pelo menos durante 15 minutos e colocar uma compressa esterilizada. Consultar médico.
Manuseamento e armazenagem
Manipulação - Impedir a entrada de gelo no recipiente. Utilizar somente equipamentos com especificação apropriada a baixas temperaturas e pressões para o manuseamento de criolÃquidos. Contactar o UPA em caso de dúvidas. Seguir as instruções do fornecedor do recipiente para o seu manuseamento.
Armazenagem - Colocar o recipiente em área seca e fresca, em local bem ventilado. Se possÃvel conferir o teor de oxigénio antes de entrar na área de armazenamento. Dar particular atenção em caso de derrame deve-se evitar e prevenir o contacto com as garrafas pressurizadas existentes no local (Garrafas 200 bar). Todos os tipos de aço não são resistentes a baixas temperaturas. O Azoto LÃquido pode fragilizar materiais estruturais.
Restrição em túnel - C/E: Passagem proibida por túneis das categorias C e D quando transportado em cisternas. Passagem proibida através de túneis da categoria E.
Responsabilidade
Apesar de se tentar indicar as principais precauções a tomar na utilização de Azoto lÃquido refrigerado, nenhuma responsabilidade será aceite por quaisquer danos ou acidentes que possam ocorrer da utilização deste produto. Informe-se de todas as precauções e compatibilidades de materiais a utilizar. Respeite as normas de segurança. Assegurar que todas as regulamentações nacionais ou locais são respeitadas